O PANORAMA DA PESCA ARTESANAL PRATICADA POR POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.60129Abstract
Estudos etnoictiológicos na região banhada pelo rio São Francisco, no semiárido do Nordeste brasileiro, são objetos desta revisão de literatura, onde buscamos discutir a pesca artesanal desenvolvida pelas comunidades ribeirinhas, os desafios e impactos sobre a mesma, propondo uma reflexão sobre a importância das relações homem/natureza. Constatamos que os problemas ambientais ocorridos ao longo da história, sobretudo ações antrópicas sobre o rio, são responsáveis pelo declínio da pesca nas comunidades tradicionais, uma vez que a trajetória e perspectivas evolutivas da pesca artesanal está intimamente relacionada à vida do próprio rio, os impactos ambientais alteram a estrutura das espécies aquáticas e de toda a vida circundante, sobretudo, a humana.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.