EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DAS LICENCIATURAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE SÃO PAULO

Authors

  • Laura Leite de Carvalho UFSCar Sorocaba
  • Ismail Barra Nova de Melo UFSCar Sorocaba
  • Ivan Fortunato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-1870-7528

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.56007

Abstract

Neste trabalho, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os sete cursos de licenciatura da Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo (IES-SP) foram analisados com o propósito de verificar como a formação inicial de professores de um de seus campus lida com assuntos relacionados à sustentabilidade. Os resultados apontaram que, embora o PDI apresente os princípios da sustentabilidade como norteadores, o documento não qualifica tais princípios, tampouco apresenta propostas para que sejam colocados em prática. Além disso, dos sete cursos de licenciatura, somente três fazem referência à educação ambiental e sustentabilidade, ofertando uma disciplina específica. A partir da análise documental, portanto, não é possível afirmar que a IES-SP está totalmente alinhada com seus próprios princípios de sustentabilidade na formação de futuros professores comprometidos com a pesquisa e ensino em Educação Ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laura Leite de Carvalho, UFSCar Sorocaba

Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

Ismail Barra Nova de Melo, UFSCar Sorocaba

Doutor em Geografia pela UNESP, Rio Claro. Diretor Geral da UFSCar, campus Sorocaba

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr, campus Sorocaba.

Published

2019-12-16

How to Cite

DE CARVALHO, Laura Leite; DE MELO, Ismail Barra Nova; FORTUNATO, Ivan. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DAS LICENCIATURAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE SÃO PAULO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 35, p. 75–91, 2019. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i35.56007. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/56007. Acesso em: 14 nov. 2024.