FONTE, DISTRIBUIÇÃO E CARACTERÍSTICAS GEOQUÍMICAS DOS SEDIMENTOS DE CORRENTE DO RIO DO FORMOSO – MG
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i16.26020Keywords:
Rio do Formoso, Metais pesados, sedimentos, CONAMA 344/04Abstract
O rio do Formoso é um importante tributário do rio São Francisco no noroeste do estado de Minas Gerais. Sua bacia encontra-se inserida no Bioma Cerrado, enquanto que, suas águas drenam imensos latifúndios com forte tendência agropecuária. Foram coletadas 22 amostras de sedimentos em onze pontos, nas quais, foram determinadas as concentrações dos teores totais dos seguintes metais: Cu, Cd, Cr, Ni, Pb, Zn. A abertura das amostras foi feita por extração ácida e a determinação dos metais por ICP-OES. Os resultados foram comparados à resolução CONAMA 344/2004-Nível 1. A determinação mineralógica foi realizada por DRX, a composição geoquímica dos litotipos para Cd e Cr foi obtida através da decomposição das amostras por extração ácida e, a determinação dos metais por ICP-OES. Os teores totais dos metais Cd e Cr nos sedimentos ultrapassaram os valores de referência nível 1 (TEL), estabelecido pelo CONAMA. A disponibilidade desses metais nos sedimentos pode ter uma correlação com os resíduos metal-orgânicos gerados pela agricultura comercial. A assinatura geoquímica para o elemento Cr presente no sedimento confirma a contribuição natural geológica. O mineral predominante é o quartzo, a presença de minerais de argila, sugere uma maior ou menor troca de cátion metálicos do sedimento para a coluna de água.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.