LEVANTAMENTO DA MACROFAUNA INVERTEBRADA DO SOLO EM ÁREA DE CAATINGA NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i13.25989Keywords:
macrofauna, abundância, diversidade, uniformidadeAbstract
Objetivou-se quantificar a população da macrofauna invertebrada do solo em duas épocas de avaliação (agosto/2007 e agosto/20008) em área de caatinga no semiárido da Paraíba. O estudo foi realizado na Estação Experimental Bacia Escola, UFPB, localizada no município de São João do Cariri - PB. Consideraram-se doze pontos de coleta de dados, onde foram instaladas armadilhas Provid que permaneceram no campo por um período de quatro dias. Foi feita a contagem e identificação dos organismos da ordem dos grandes grupos taxonômicos. Os organismos encontrados com mais de 2 mm de comprimento foram extraídos e armazenados numa solução de álcool a 70%. Na avaliação quantitativa da macrofauna, foi mensurado o número total de organismos (abundância de espécimes) e qualitativamente, mediante a diversidade. As comparações das comunidades dos diferentes tratamentos foram feitas utilizando-se os Índices de Diversidade de Shannon e o Índice de Equitabilidade de Pielou. Constatou-se que a maior riqueza de grupos foi verificada na época 2 (agosto/2008). Os grupos que apresentaram maior abundância foram Hymenoptera, Acarina e Orthoptera. As armadilhas se mostraram eficientes no estudo do comportamento biológico dos organismos da macrofauna edáfica presentes na camada superficial do solo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
ARAUJO, Kallianna Dantas; DANTAS, Renilson Targino; ANDRADE, Albericio Pereira; PARENTE, Henrique Nunes; CORREIA, Karina Guedes; PAZERA JR, Eduardo. LEVANTAMENTO DA MACROFAUNA INVERTEBRADA DO SOLO EM ÁREA DE CAATINGA NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 13, p. 01–13 pág., 2013. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i13.25989. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25989. Acesso em: 14 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.