GESTÃO AMBIENTAL EM UMA PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE ITUPORANGA NO ALTO VALE DO ITAJAI – SC

Authors

  • Cláudia Fernanda Willemann Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Valter Antonio Becegato Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Olívia Aparecida Rodolfo Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • William César Pollonio Machado niversidade Federal Tecnológica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i9.25941

Keywords:

Gestão ambiental, legislação ambiental, uso e ocupação do solo

Abstract

Objetivou-se fazer um diagnostico de uma propriedade agrícola visando à implantação de um plano de gestão ambiental. Foi conduzido um trabalho na localidade de Cerro Negro município de Ituporanga estado de Santa Catarina. Elaborou-se um mapa da área com o auxilio de GPS (Sistema Posicionado por Satélite). Tomou-se medidas da largura dos rios e da mata ciliar correspondente. Foram feitas observações e entrevista com o proprietário para avaliar os diferentes tipos de atividades desenvolvidas na área. A propriedade possui 32 hectares sendo: 14 ha destinados para agricultura, 9 ha com pastagem e 9 ha com vegetação nativa. A área possui dois rios e algumas nascentes. O Rio Itajaí do Sul tem largura aproximada de 70 metros e caracteriza-se por possuir mata ciliar com largura entre 0 a 50 metros. O rio Indaiá afluente do anterior possui largura de 2,5 a 4 metros e possui apenas 10% da mata ciliar necessário. De acordo com a legislação ambiental brasileira seriam necessários a implantação de aproximadamente 10 hectares de vegetação ciliar, o que inviabilizaria principalmente a produção de leite, uma das principais fontes de renda da propriedade. Observou-se que a propriedade necessita de maiores áreas de preservação permanente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Valter Antonio Becegato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de impacto ambiental (EIA/Rima), geofísica amplicada ao meio ambiente, solos e água.

How to Cite

WILLEMANN, Cláudia Fernanda; BECEGATO, Valter Antonio; FIGUEIREDO, Olívia Aparecida Rodolfo; MACHADO, William César Pollonio. GESTÃO AMBIENTAL EM UMA PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE ITUPORANGA NO ALTO VALE DO ITAJAI – SC. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 9, p. 01–15 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i9.25941. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25941. Acesso em: 4 feb. 2025.

Issue

Section

Artigos