FRAGILIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ACENTUAM A INSATISFAÇÃO DAS COMUNIDADES ATINGIDAS PELOS ROMPIMENTOS DAS BARRAGENS EM MARIANA E BRUMADINHO, MINAS GERAIS
Resumo
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram propostas internacionalmente criadas com a finalidade de promover um futuro sustentável. Porém, fragilidades na implementação e fiscalização dos ODS podem resultar em lacunas que comprometem o progresso e a eficácia de sua implementação. Diante dos desastres ambientais ocorridos na última década em Minas Gerais, entende-se que a falta de rigor na aplicação dos ODS pode intensificar impactos negativos, colocando em risco comunidades e ecossistemas vulneráveis. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a percepção de comunidades, direta e indiretamente, impactadas pelos rompimentos das barragens de Fundão (Mariana, 2015) e Barragem I da Mina Córrego do Feijão (Brumadinho, 2019) quanto à aplicabilidade dos ODS pelas empresas mineradoras em questão. Foram aplicados questionários de percepção ambiental a 80 voluntários provenientes das localidades de Gesteira, Barra Longa, Brumadinho, Córrego do Barro, MG. Observou-se insatisfação das comunidades quanto a aplicação dos ODS, especialmente em relação ao ODS “Água limpa e saneamento”. Em suma, concluiu-se que as comunidades afetadas pelos rompimentos nos municípios de Mariana e Brumadinho não reconhecem a aplicação das ODS em suas localidades, tornando crucial o comprometimento dos diversos grupos de stakeholders para garantir a implementação dos ODS nessas regiões e promover uma reconstrução sustentável.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.