FRAGILIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ACENTUAM A INSATISFAÇÃO DAS COMUNIDADES ATINGIDAS PELOS ROMPIMENTOS DAS BARRAGENS EM MARIANA E BRUMADINHO, MINAS GERAIS

Autores

Resumo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram propostas internacionalmente criadas com a finalidade de promover um futuro sustentável. Porém, fragilidades na implementação e fiscalização dos ODS podem resultar em lacunas que comprometem o progresso e a eficácia de sua implementação. Diante dos desastres ambientais ocorridos na última década em Minas Gerais, entende-se que a falta de rigor na aplicação dos ODS pode intensificar impactos negativos, colocando em risco comunidades e ecossistemas vulneráveis. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a percepção de comunidades, direta e indiretamente, impactadas pelos rompimentos das barragens de Fundão (Mariana, 2015) e Barragem I da Mina Córrego do Feijão (Brumadinho, 2019) quanto à aplicabilidade dos ODS pelas empresas mineradoras em questão. Foram aplicados questionários de percepção ambiental a 80 voluntários provenientes das localidades de Gesteira, Barra Longa, Brumadinho, Córrego do Barro, MG. Observou-se insatisfação das comunidades quanto a aplicação dos ODS, especialmente em relação ao ODS “Água limpa e saneamento”. Em suma, concluiu-se que as comunidades afetadas pelos rompimentos nos municípios de Mariana e Brumadinho não reconhecem a aplicação das ODS em suas localidades, tornando crucial o comprometimento dos diversos grupos de stakeholders para garantir a implementação dos ODS nessas regiões e promover uma reconstrução sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo de Tarso Amorim Castro, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor titular na Universidade Federal de Ouro Preto onde atua no ensino de graduação em Engenharia Geológica e no programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais. É professor permanente no Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Meio Ambiente, da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geologia e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Quadrilátero Ferrífero, impactos socioambientais da mineração, sistemas aluviais, geoconservação e geoética.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-22

Como Citar

MACHADO, Bianca Alves Almeida; CASTRO, Paulo de Tarso Amorim. FRAGILIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ACENTUAM A INSATISFAÇÃO DAS COMUNIDADES ATINGIDAS PELOS ROMPIMENTOS DAS BARRAGENS EM MARIANA E BRUMADINHO, MINAS GERAIS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 50, 2024. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/76864. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos