MECANISMOS DE RESISTÊNCIA E SOBREVIVÊNCIA INSTITUCIONAL DAS ORGANIZAÇÕES POPULARES DE RECICLAGEM DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

Resumo

As Organizações Populares de Reciclagem (OPR) desempenham um papel relevante para a sociedade porque evita poluição ambiental, gastos financeiros e promove emprego para catadores(as) de materiais recicláveis. Todavia, enfrentam desafios que dificultam seu desempenho, entre eles, a exclusão e invisibilidade de programas de incentivo. Diante disso, buscou-se investigar como as OPRs do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, mantêm-se frente à participação em programas de logística reversa ou apoio de instituições externas. Para isso foi realizado um levantamento das OPRs e encaminhados questionários eletrônicos. Assim, buscou-se o contato de 131 OPRs, resultando em 80 retornos. Foi possível perceber que a maioria das organizações conhecem o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e tiveram contato com universidades e incubadoras para aquisição de subsídios. Contudo, a maior parte das OPRs não participam de programas de logística reversa. Esse estudo pode servir de base para perceber a dinâmica de subsistência destas OPRs. Por fim, recomenda-se a participação dos órgãos públicos em parceria com outras organizações para o fortalecimento institucional das OPRs, em combate a exclusão e invisibilidade desses trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Barros de Deus Chuquel da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Bianca Rocha Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Carlos Alberto Seifert Jr, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor e Coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Valter Antonio Becegato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-26

Como Citar

SILVA, Michele Barros de Deus Chuquel da; MARTINS, Bianca Rocha; SEIFERT JR, Carlos Alberto; BECEGATO, Valter Antonio. MECANISMOS DE RESISTÊNCIA E SOBREVIVÊNCIA INSTITUCIONAL DAS ORGANIZAÇÕES POPULARES DE RECICLAGEM DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 46, 2023. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/76610. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos