EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CHAVE DA MITIGAÇÃO DE CONFLITOS E PROTEÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.63214Resumo
As Unidades de Conservação (UC) são uma alternativa para auxiliar na coexistência de recurso naturais, avanços tecnológicos e crescimento populacional. Apesar dos benefícios, essas áreas protegidas passam por desafios com relação à população humana que vive em seu entorno. Esse estudo visa esclarecer como a percepção da população pode influenciar em conflitos com uma UC, com foco em áreas protegidas instaladas em Goiás e Distrito Federal, utilizando publicações científicas entre os anos de 2010 e 2020. Juntas, essas duas Unidades Federativas possuem 146 UC’s catalogadas, porém existe uma escassez de produções científicas que avaliam a relação comunidade / UC nessas áreas, sendo que a maioria dos estudos são em UC’s de interesse turístico ou próximo de cidades maiores. Os estudos analisados denotam resultados em comum, por exemplo, o nível de desinformação da população em relação à UC e a falta de sentimento de pertencimento ao local, sendo essas a chave para o surgimento de conflitos. Esse resultado reforça a ideia de que os estudos de educação ambiental devem ser formulados com base na realidade local, trabalhando as percepções equivocadas de cada grupo dentro da mesma comunidade.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.