CANA-DE-AÇÚCAR E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • José Deomar de Souza Barros Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • Maria de Fátima Pereira da Silva Universidade Federal da Paraíba– UFPB.

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i17.26028

Palavras-chave:

cana-de-açúcar, recursos naturais, industria sucroalcooleira.

Resumo

O Brasil apresenta uma expressiva produção no setor da cana-de-açúcar, em muitos casos essa atividade ainda utiliza meios de colheita ainda arcaicos a exemplo da queima da palhada, que provoca a poluição atmosférica, a degradação do solo através da destruição da matéria orgânica do solo, entre outras conseqüências. Diante da atual preocupação mundial com as questões ambientais, vem sendo aplicado gradualmente métodos de manejos menos agressivos ao ambiente, como a conservação da palhada sobre o solo e a aplicação de resíduos da industria sucroalcooleira. Alternativas indispensáveis para a conservação dos recursos naturais no caminho da sustentabilidade do desenvolvimento econômico e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Deomar de Souza Barros, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia e em Química;Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Especialista emAgroecologia; Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista emEnsino de Química; Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestre e Doutorandoem Recursos Naturais; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Maria de Fátima Pereira da Silva, Universidade Federal da Paraíba– UFPB.

Licenciada em Letras com habilitação em língua inglesa e vernácula; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Especialista em Língua Inglesa; Faculdade São Francisco.

Downloads

Publicado

2012-02-25

Como Citar

DE SOUZA BARROS, José Deomar; PEREIRA DA SILVA, Maria de Fátima. CANA-DE-AÇÚCAR E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 17, p. 01–08 pág., 2012. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i17.26028. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26028. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos