LEVANTAMENTO DA MACROFAUNA INVERTEBRADA DO SOLO EM ÁREA DE CAATINGA NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i13.25989Palavras-chave:
macrofauna, abundância, diversidade, uniformidadeResumo
Objetivou-se quantificar a população da macrofauna invertebrada do solo em duas épocas de avaliação (agosto/2007 e agosto/20008) em área de caatinga no semiárido da Paraíba. O estudo foi realizado na Estação Experimental Bacia Escola, UFPB, localizada no município de São João do Cariri - PB. Consideraram-se doze pontos de coleta de dados, onde foram instaladas armadilhas Provid que permaneceram no campo por um período de quatro dias. Foi feita a contagem e identificação dos organismos da ordem dos grandes grupos taxonômicos. Os organismos encontrados com mais de 2 mm de comprimento foram extraídos e armazenados numa solução de álcool a 70%. Na avaliação quantitativa da macrofauna, foi mensurado o número total de organismos (abundância de espécimes) e qualitativamente, mediante a diversidade. As comparações das comunidades dos diferentes tratamentos foram feitas utilizando-se os Índices de Diversidade de Shannon e o Índice de Equitabilidade de Pielou. Constatou-se que a maior riqueza de grupos foi verificada na época 2 (agosto/2008). Os grupos que apresentaram maior abundância foram Hymenoptera, Acarina e Orthoptera. As armadilhas se mostraram eficientes no estudo do comportamento biológico dos organismos da macrofauna edáfica presentes na camada superficial do solo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ARAUJO, Kallianna Dantas; DANTAS, Renilson Targino; ANDRADE, Albericio Pereira; PARENTE, Henrique Nunes; CORREIA, Karina Guedes; PAZERA JR, Eduardo. LEVANTAMENTO DA MACROFAUNA INVERTEBRADA DO SOLO EM ÁREA DE CAATINGA NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 13, p. 01–13 pág., 2013. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i13.25989. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25989. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.