SUBSÍDIO À GESTÃO AMBIENTAL: DESCRIÇÃO FISIOGRÁFICA E ANÁLISE FUNCIONAL DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i10.25953Palavras-chave:
gestão ambiental, descrição fisiográfica, bacia hidrográficaResumo
As atividades humanas aproveitam-se das potencialidades do suporte biofísico natural e geram impactos sobre o mesmo, num sistema dinâmico e contínuo que “produz” o espaço geográfico. Assim, como parte da gestão ambiental, os tomadores de decisão necessitam de informações sobre o ambiente biofísico e as atividades humanas referentes às potencialidades, usos e degradações das águas e do meio ambiente de suas unidades ecológicas, como suporte técnico ao planejamento e manejo dos recursos hídricos e ambientais e como base de informações à população em geral. E um dos princípios básicos que têm sido adotados para o gerenciamento dos recursos hídrico-ambientais é o da bacia hidrográfica como unidade de planejamento e atuação, sendo o Estado do Ceará composto por onze bacias hidrográficas, cujas características básicas são aqui descritas, baseadas em estudo bibliográfico e observações de campo. E, conhecendo-se estas características regionais, as ações podem tornar-se mais proveitosas e sustentáveis.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FUCK JÚNIOR, Sérgio César de França. SUBSÍDIO À GESTÃO AMBIENTAL: DESCRIÇÃO FISIOGRÁFICA E ANÁLISE FUNCIONAL DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO CEARÁ. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 10, p. 01–31 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i10.25953. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25953. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.