SUBSÍDIO À GESTÃO AMBIENTAL: DESCRIÇÃO FISIOGRÁFICA E ANÁLISE FUNCIONAL DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO CEARÁ

Autores

  • Sérgio César de França Fuck Júnior Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i10.25953

Palavras-chave:

gestão ambiental, descrição fisiográfica, bacia hidrográfica

Resumo

As atividades humanas aproveitam-se das potencialidades do suporte biofísico natural e geram impactos sobre o mesmo, num sistema dinâmico e contínuo que “produz” o espaço geográfico. Assim, como parte da gestão ambiental, os tomadores de decisão necessitam de informações sobre o ambiente biofísico e as atividades humanas referentes às potencialidades, usos e degradações das águas e do meio ambiente de suas unidades ecológicas, como suporte técnico ao planejamento e manejo dos recursos hídricos e ambientais e como base de informações à população em geral. E um dos princípios básicos que têm sido adotados para o gerenciamento dos recursos hídrico-ambientais é o da bacia hidrográfica como unidade de planejamento e atuação, sendo o Estado do Ceará composto por onze bacias hidrográficas, cujas características básicas são aqui descritas, baseadas em estudo bibliográfico e observações de campo. E, conhecendo-se estas características regionais, as ações podem tornar-se mais proveitosas e sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio César de França Fuck Júnior, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui Graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, 1998 (curso iniciado na Universidade Federal do Paraná), e Mestrado Acadêmico em Geografia pela UECE, 2002. Tem experiência em algumas áreas, com ênfase em Geografia Regional - Urbana e Rural, Hidrogeografia e Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento territorial, recursos hídricos, geoprocessamento, políticas públicas.

Downloads

Como Citar

FUCK JÚNIOR, Sérgio César de França. SUBSÍDIO À GESTÃO AMBIENTAL: DESCRIÇÃO FISIOGRÁFICA E ANÁLISE FUNCIONAL DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO CEARÁ. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 10, p. 01–31 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i10.25953. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25953. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos