INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOAMBIENTAIS NO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE SOLOS COM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENT

Autores

  • Valter Antonio Becegato Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Olívia Aparecida Rodolfo Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • João Batista Pereira Cabral Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás
  • Leandson Roberto Fernandes Lucena Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN
  • Sílvio Luís Rafaeli Neto Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i7.25921

Palavras-chave:

Geoprocessamento, relevo, drenagem, solos

Resumo

Este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar a correlação entre as variáveis: níveis de cinza das bandas 3, 4 e 5 do sensor TM/Landsat-5, modelo numérico de elevação e comprimentos dos canais de drenagem de 1ª , 2ª , 3ª, e 4ª ordens. A área de estudo situa-se na Região metropolitana de Curitiba-PR, entre as coordenadas 666000m a 669000m de longitude oeste e 7158200m a 7163600m de latitude sul. Os dados foram coletados de células georreferenciada (observações) de 150 x 150m. Gerou-se através da análise de agrupamentos, gráficos em forma de dendrogramas que após interpretados, possibilitaram a separação de grupos de indivíduos. Tais dados combinados com produtos de transformações IHS/RGB das imagens TM/Landsat-5, modelo numérico de elevação e drenagem, viabilizaram a separação de unidades fisiográficas, as quais, após verificações de campo, possibilitaram discriminar diferentes tipos de solos. Os resultados permitiram concluir que a metodologia de análise multivariada em ambiente de SIG, através da integração de dados multifonte, foi eficiente para a discriminação de solos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Antonio Becegato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de impacto ambiental (EIA/Rima), geofísica amplicada ao meio ambiente, solos e água.

Downloads

Como Citar

BECEGATO, Valter Antonio; FIGUEIREDO, Olívia Aparecida Rodolfo; CABRAL, João Batista Pereira; LUCENA, Leandson Roberto Fernandes; NETO, Sílvio Luís Rafaeli. INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOAMBIENTAIS NO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE SOLOS COM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENT. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 7, p. 01–19 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i7.25921. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25921. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos