INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOAMBIENTAIS NO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE SOLOS COM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENT
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i7.25921Palavras-chave:
Geoprocessamento, relevo, drenagem, solosResumo
Este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar a correlação entre as variáveis: níveis de cinza das bandas 3, 4 e 5 do sensor TM/Landsat-5, modelo numérico de elevação e comprimentos dos canais de drenagem de 1ª , 2ª , 3ª, e 4ª ordens. A área de estudo situa-se na Região metropolitana de Curitiba-PR, entre as coordenadas 666000m a 669000m de longitude oeste e 7158200m a 7163600m de latitude sul. Os dados foram coletados de células georreferenciada (observações) de 150 x 150m. Gerou-se através da análise de agrupamentos, gráficos em forma de dendrogramas que após interpretados, possibilitaram a separação de grupos de indivíduos. Tais dados combinados com produtos de transformações IHS/RGB das imagens TM/Landsat-5, modelo numérico de elevação e drenagem, viabilizaram a separação de unidades fisiográficas, as quais, após verificações de campo, possibilitaram discriminar diferentes tipos de solos. Os resultados permitiram concluir que a metodologia de análise multivariada em ambiente de SIG, através da integração de dados multifonte, foi eficiente para a discriminação de solos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BECEGATO, Valter Antonio; FIGUEIREDO, Olívia Aparecida Rodolfo; CABRAL, João Batista Pereira; LUCENA, Leandson Roberto Fernandes; NETO, Sílvio Luís Rafaeli. INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOAMBIENTAIS NO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE SOLOS COM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENT. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 7, p. 01–19 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i7.25921. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25921. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.