ESTUDO DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA NO EXTREMO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO ENTRE OS ANOS DE 1990 A 1996
DOI:
https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i7.25918Palavras-chave:
Precipitação, variabilidade pluviométrica, ChuvaResumo
A precipitação é entendida como toda água proveniente do meio atmosférico que atinge a superfície terrestre. Ela ocorre sob as formas pluviais (chuva), de granizo e de neve. O objetivo principal deste trabalho foi analisar a variabilidade pluviométrica no extremo Norte do Estado de Mato de Grosso ocorrido no período de 1990 a 1996, identificando os municípios que tiveram mais e menos acúmulos pluviométricos nesta região do estado, com posterior geração de mapas de isoietas através de técnicas de interpolação. Observando-se os mapas de isoietas de 1990 a 1996, identificou-se que, preferencialmente, as chuvas ocorreram em maior quantidade nas porções Norte e Oeste da área de estudos. Contudo nas porções Sul e Leste, foram registrados os menores índices pluviométricos, com exceção apenas para os anos de 1992 e 1993, onde se registrou as maiores somas. Evidenciou-se também que a porção Sul, sempre se registrou as menores somatórias pluviométricas ao longo da série estudada. Notou-se que os regimes anuais pluviométricos se comportaram de forma bem variável ao longo do período estudado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SOUSA, Romário Rosa de; ROSA, Deocleciano Bittencourt; NASCIMENTO, Lucelma Aparecida; LIMA, Paulo Roberto Menezes. ESTUDO DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA NO EXTREMO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO ENTRE OS ANOS DE 1990 A 1996. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 7, p. 01–19 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i7.25918. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/25918. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.