CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DO ATERRO SANITÁRIO DE LAGES-SC

Autores

Resumo

Objetivou-se com este trabalho analisar as características ambientais relativas a geologia, solo,  uso da terra solo, e das águas subterrâneas no aterro sanitário de Lages-SC. Para conhecimento do local de estudo e atingir os objetivos propostos, efetuou-se pesquisa a bibliográfica, para além da consulta a trabalhos elaborados por técnicos da área ambiental em diferentes etapas de tempo, desde o licenciamento ambiental do empreendimento, passando pela contaminação do local após ocorrência de crime ambiental, até os dias atuais. Buscou-se avaliar a possível existência de um dano ambiental na área destinada a destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos urbanos. Foi analisado também os dados das análises das águas subterrâneas em três anos consecutivos, e, para a análise geoespacial, realizou-se o levantamento topográfico através de sobrevoo com drone. Os resultados revelaram uma extensa área inutilizada do terreno, representando um custo de oportunidade ao município, que deixa de utilizar o espaço inicialmente manejado para a destinação final de seus resíduos, e dos municípios que o utilizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Antonio Becegato, UDESC

Doutor em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina. Chefe de Gabinete da Reitoria da UDESC em 2012. Chefe do Departamento do curso de Engenharia ambiental entre 2009 a 2011 e 2013 a 2015. Tem experiência na área Ambiental, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de impacto ambiental (EIA/Rima), RAS; RAP; PRAD; Licenciamento ambiental; geofísica aplicada ao meio ambiente (Tomografia elétrica 2D; Radar de penetração-GPR e Gamaespectrometria). Trabalhou na Itaipu Binacional de 1979 a 1983 no Departamento Jurídico - Setor de desapropriação na elaboração; conferência; desmembramento e unificação de laudos de avaliação de 8.500 propriedades rurais e urbanas do lado brasileiro para formação do reservatório da usina.Vice coordenador da Pós-graduação em Ciências Ambientais da UDESC entre 2014 a 2017.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-22

Como Citar

BITTAR, Bruno Dalledone; BECEGATO, Valter Antonio; BECEGATO, Vitor Rodolfo; BECEGATO, Lara Carolina. CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DO ATERRO SANITÁRIO DE LAGES-SC. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 50, 2024. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/77013. Acesso em: 9 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos