CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DO ATERRO SANITÁRIO DE LAGES-SC
Resumo
Objetivou-se com este trabalho analisar as características ambientais relativas a geologia, solo, uso da terra solo, e das águas subterrâneas no aterro sanitário de Lages-SC. Para conhecimento do local de estudo e atingir os objetivos propostos, efetuou-se pesquisa a bibliográfica, para além da consulta a trabalhos elaborados por técnicos da área ambiental em diferentes etapas de tempo, desde o licenciamento ambiental do empreendimento, passando pela contaminação do local após ocorrência de crime ambiental, até os dias atuais. Buscou-se avaliar a possível existência de um dano ambiental na área destinada a destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos urbanos. Foi analisado também os dados das análises das águas subterrâneas em três anos consecutivos, e, para a análise geoespacial, realizou-se o levantamento topográfico através de sobrevoo com drone. Os resultados revelaram uma extensa área inutilizada do terreno, representando um custo de oportunidade ao município, que deixa de utilizar o espaço inicialmente manejado para a destinação final de seus resíduos, e dos municípios que o utilizam.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.