ESTIMATIVA DA PERDA DE SOLO UTILIZANDO VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS
Resumo
Os processos erosivos ocorrem de forma natural e são essenciais para a formação do solo. Entretanto, têm sido acelerados por ações antrópicas e contribuem para prejuízos sociais, ambientais e econômicos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia de identificação e quantificação da perda do solo a partir de modelos digitais de elevação obtidos através de imagens por veículos aéreos não tripulados. Nas três áreas de estudo selecionadas em Teófilo Otoni – MG foram comparados os modelos gerados antes e após eventos de precipitação. O fator de erosividade anual pode ser classificado como muito baixo, indicando características regionais de baixo potencial erosivo. Este trabalho propôs diferentes equações para a utilização dos Modelos Digitais de Elevação como fonte de dados para a identificação e quantificação da perda de solo por erosão hídrica. Os resultados obtidos indicam que voos realizados a até 70 metros contribuem para a qualidade do mapeamento e indicam a necessidade de novos estudos para a calibração da metodologia a fim de utilizá-la para quantificar a perda de solo e torná-la replicável em diferentes situações.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.