A SUSCETIBILIDADE PARA A OCORRÊNCIA DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA DO IGARAPÉ GRANDE, PORTO VELHO, RONDÔNIA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a suscetibilidade para a ocorrência de enchentes e inundações a partir da análise de 45 parâmetros morfométricos da bacia do Igarapé Grande, localizada na cidade de Porto Velho/RO. Foram parâmetros referentes a forma, drenagem e relevo da bacia estudada. Os resultados relacionados aos parâmetros de forma mostraram que a bacia possui formato ovalar, através da análise dos índices kc (1,44), Kf (0,53), Ic (0,48), Re (0,82) e Ico (1,37). Os parâmetros de drenagem, Dd (2,97), Ct (24,57) e Eps (168m) indicaram que a bacia apresenta boa drenagem. E os índices de relevo revelaram baixa amplitude altimétrica (45m) e predominância de relevo suavemente ondulado. Portanto, trata-se de uma bacia jovem, pouco erodida e com mediana tendência natural para a ocorrência de enchentes e inundações. No entanto, se submetida a processos de urbanização em que a impermeabilização do solo predomine como modo de sua ocupação, esta bacia sofrerá alterações na vazão de seus canais, sendo prevista majoração da possibilidade de ocorrência de enchentes, inundações e alagamentos
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.