CLASSIFICAÇÃO ORIENTADA A OBJETO APLICADA EM DADOS PLANET PARA O MAPEAMENTO DE ÁREAS-CHAVE PARA A BIODIVERSIDADE NO CERRADO BRASILEIRO
Resumo
As Áreas-Chave para a Biodiversidade compreendem áreas protegidas que contemplam ambientes de Áreas Úmidas, caracterizados como ecossistemas específicos. Objetivou-se nesta pesquisa aplicar a Análise de Imagens Orientada a Objetos (OBIA) em imagem orbital de alta resolução, integrando à lógica Booleana com planos de informação para identificar áreas de veredas e por consequência a classificação das tipologias de cerrado pertencente as Áreas-Chave para a Biodiversidade. Na análise utilizou-se imagens Planet, além de Modelo Digital de Elevação, dados de hidrografia e classificação de solos. As imagens orbitais foram pré-processadas e submetidas a OBIA, por fim, foi obtida a classificação de 14 classes de cobertura vegetal e uso do solo. A classe “vereda” foi indicada manualmente a partir da verificação da tipologia de “Áreas Úmidas”, totalizando respectivamente 157,39 ha e 24.036,80 ha. A classificação obteve Exatidão Global igual a 92,5% e índice Kappa de 0,92. Conclui-se a possibilidade de identificar os habitats de vereda, mas os critérios devem ser aprimorados ao se utilizar distintos planos de informação no mapeamento. Por consequência, devem ser criadas regulamentações específicas para a conservação e demarcação da amplitude das Área Úmidas, visando o processo de regularização ambiental e posteriores procedimentos de análise e licenciamento em propriedades rurais
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.