COMO UNIR A AGENDA DE REDUÇÃO DE EMISSÕES E AUMENTO DA SEGURANÇA VIÁRIA

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Resumo

O artigo teve como objetivo levantar medidas para melhorar o gerenciamento do tráfego urbano com foco em soluções sustentáveis para reduzir o impacto ambiental e aumentar a segurança viária. A pesquisa utilizou uma revisão de literatura cientifica, realizada nas bases de dados Web of Science e Scopus. A metodologia foi dividida em quatro etapas: definição do protocolo de revisão, determinação do referencial base, obtenção da base final e análise exploratória.  Os resultados contemplaram uma busca de 237 artigos selecionados, que se apresentaram aptos a inclusão do repositório da pesquisa, sendo a primeira publicação realizada em 1974, tendo o pico no ano de 2022. O estudo buscou soluções para alcançar sistemas de transporte com baixo teor de carbono e maior segurança viária, incluindo intervenções de uso da terra, promoção de transporte público e não motorizado, melhoria da eficiência dos veículos e estratégias de gerenciamento de demanda e tráfego. Medidas como otimização de tempos semafóricos, direção ecológica, sistemas de chegadas e partidas em cruzamentos, redução de velocidade e políticas de incentivo a veículos mais eficientes são destacadas.

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Biografia do Autor

Marina Baltar, PET/COPPE/UFRJ

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Mestrado (2014) e Doutorado (2022) pelo Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ. Atuou como Engenheira de Transportes na Companhia de Engenharia de Tráfego no Rio de Janeiro com experiência no planejamento e operação de eventos e obras que impactam o tráfego. Entre 2018 e 2021, atuou como docente do curso de Graduação de Engenharia de Transportes na Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora adjunto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com experiência na área de Engenharia de Transportes, principalmente em Engenharia de Tráfego, Planejamento de Transportes e Mobilidade.

Larissa Turini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Engenharia Sanitária e Ambiental (2013), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2016), Mestrado em Recursos Hídricos (2021) pela Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Doutoranda em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sou uma Engenheira Sanitarista e Ambiental com 7 anos de experiência em gestão e planejamento de saneamento básico. Tenho habilidade em coordenar equipes multidisciplinares e desenvolver soluções eficientes para garantir a qualidade dos serviços de saneamento. Além disso, possuo experiência na área acadêmica e na docência, compartilhando meu conhecimento e contribuindo para a formação de novos profissionais na área. 

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-30

Como Citar

LEITE DE BARROS BATAR, Marina; TURINI RODRIGUES, Larissa. COMO UNIR A AGENDA DE REDUÇÃO DE EMISSÕES E AUMENTO DA SEGURANÇA VIÁRIA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 48, 2024. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/76793. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos