COMO UNIR A AGENDA DE REDUÇÃO DE EMISSÕES E AUMENTO DA SEGURANÇA VIÁRIA
Resumo
O artigo teve como objetivo levantar medidas para melhorar o gerenciamento do tráfego urbano com foco em soluções sustentáveis para reduzir o impacto ambiental e aumentar a segurança viária. A pesquisa utilizou uma revisão de literatura cientifica, realizada nas bases de dados Web of Science e Scopus. A metodologia foi dividida em quatro etapas: definição do protocolo de revisão, determinação do referencial base, obtenção da base final e análise exploratória. Os resultados contemplaram uma busca de 237 artigos selecionados, que se apresentaram aptos a inclusão do repositório da pesquisa, sendo a primeira publicação realizada em 1974, tendo o pico no ano de 2022. O estudo buscou soluções para alcançar sistemas de transporte com baixo teor de carbono e maior segurança viária, incluindo intervenções de uso da terra, promoção de transporte público e não motorizado, melhoria da eficiência dos veículos e estratégias de gerenciamento de demanda e tráfego. Medidas como otimização de tempos semafóricos, direção ecológica, sistemas de chegadas e partidas em cruzamentos, redução de velocidade e políticas de incentivo a veículos mais eficientes são destacadas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.