ANÁLISE DA HIERARQUIA DOS PARÂMETROS QUE COMPÕEM A RESISTÊNCIA ELÉTRICA TRANSVERSAL E SUA APLICABILIDADE AO ESTUDO DO AQUÍFERO BARREIRAS – LITORAL SUL DO RN

Autores

Resumo

As cidades da costa leste do Rio Grande do Norte possuem cerca de 80% de seus abastecimentos creditados ao Aquífero Barreiras, sendo este de caráter hidráulico não confinado. Nessa conjuntura e considerando o referido manancial, o alvo desta pesquisa foi a bacia do Rio Catu-RN, a qual é esculpida nas sequências cenozóicas da Formação Barreiras e suas coberturas. O objetivo foi identificar locais de maiores potencialidades hidrogeológicas, utilizando dados geoelétricos, particularmente através do parâmetro resistência elétrica transversal (RT). As regiões nordeste e central da área apresentaram valores de RT superiores a 50000 Ω.㎡, relacionadas a setores de espessuras e/ou de resistividades médias maiores da zona saturada e atestando essas subáreas como mais promissoras em termos de potencialidades hidrogeológicas. As maiores espessuras médias da zona saturada localizam-se nas porções nordeste e central, atingindo 95 m. Os maiores valores das resistividades médias da zona saturada, situam-se nas partes central e extremo nordeste da área, atingindo até 950 Ω.m. Todavia, regressões lineares revelaram que a espessura saturada média impõe uma maior influência no cálculo da resistência elétrica transversal, apresentando um fator de correlação de 0,70, enquanto que o de resistividade média foi de 0,47.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-26

Como Citar

MAGALHÃES, Álvaro Luis Patriota; LUCENA, Leandson Roberto Fernandes. ANÁLISE DA HIERARQUIA DOS PARÂMETROS QUE COMPÕEM A RESISTÊNCIA ELÉTRICA TRANSVERSAL E SUA APLICABILIDADE AO ESTUDO DO AQUÍFERO BARREIRAS – LITORAL SUL DO RN. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 46, 2023. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/76513. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos