SIMULAÇÃO DE DISPOSITIVOS LID PARA A GESTÃO SUSTENTÁVEL DE ÁGUA PLUVIAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PONTE GRANDE
Resumo
A urbanização na bacia hidrográfica do rio Ponte Grande se estabeleceu de forma acelerada e sem observação as dinâmicas hídricas no território, provocando deficiências na implantação das infraestruturas urbanas com muitas instalações em áreas suscetíveis a desastres hidrológicos. Conjuntamente, a impermeabilização das superfícies acontece de forma intensa, provocando grandes volumes de escoamento superficial que agravam consideravelmente os eventos de inundações e alagamentos. Objetivou-se com o presente estudo elaborar um diagnóstico da porção inicial da bacia hidrográfica do rio Ponte Grande através da comparação com as normativas existentes e o auxílio de geotecnologias buscando-se possíveis soluções aplicando modelagem. Para testar a eficiência da reorganização da paisagem e do manejo sustentável de águas pluviais organizou-se 3 cenários: o Cenário I representou a situação atual; Cenário II a área com reestruturação das APPs dos corpos hídricos e nascentes e implantação de bacia de infiltração e o Cenário III também com reestruturação das APPs mas com uso de bacia de detenção. A simulação mostrou que as bacias de detenção amortizaram as vazões de pico em 28,38%.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.