ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO DA TERRA E DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE BACIA HIDROGRÁFICA NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA, NORDESTE DO BRASIL
Resumo
O uso da terra marca a relação do homem com a natureza, sendo geralmente responsável pelo desequilíbrio ambiental em diversos sistemas. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise espaço-temporal do uso da terra na área da bacia hidrográfica do rio Jaboatão-PE entre os anos de 1986, 2004 e 2018. Dentre os procedimentos metodológicos, empregaram-se técnicas de Sensoriamento Remoto e trabalhos de campo para mapear as classes de uso da terra e as APP na área de estudo. Realizou-se o cruzamento dos dados de uso da terra das APP com os de uso da terra para verificar se existiam usos incompatíveis com a sustentabilidade ambiental. Verificou-se o aumento da área urbana em detrimento de lavoura temporária e área florestal; identificou-se que, em 80% das áreas de APP, o uso da terra não condiz com o previsto na legislação ambiental. Dessa forma, são recomendadas ações pautadas nos princípios da sustentabilidade que visem à conservação dos recursos naturais respeitando, assim, a legislação e o equilíbrio socioambiental.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.