ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO DA TERRA E DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE BACIA HIDROGRÁFICA NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA, NORDESTE DO BRASIL

Autores

Resumo

O uso da terra marca a relação do homem com a natureza, sendo geralmente responsável pelo desequilíbrio ambiental em diversos sistemas. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise espaço-temporal do uso da terra na área da bacia hidrográfica do rio Jaboatão-PE entre os anos de 1986, 2004 e 2018. Dentre os procedimentos metodológicos, empregaram-se técnicas de Sensoriamento Remoto e trabalhos de campo para mapear as classes de uso da terra e as APP na área de estudo. Realizou-se o cruzamento dos dados de uso da terra das APP com os de uso da terra para verificar se existiam usos incompatíveis com a sustentabilidade ambiental. Verificou-se o aumento da área urbana em detrimento de lavoura temporária e área florestal; identificou-se que, em 80% das áreas de APP, o uso da terra não condiz com o previsto na legislação ambiental. Dessa forma, são recomendadas ações pautadas nos princípios da sustentabilidade que visem à conservação dos recursos naturais respeitando, assim, a legislação e o equilíbrio socioambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivid Damião Roque de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) - UFPE. Professor de geografia formado pelo Instituto Federal de Pernambuco (2019). Pesquisa e tem interesse em geografia física e pedologia, onde possui experiência nos seguintes temas: Geoprocessamento Aplicado aos Estudos Ambientais; Dinâmica ambiental em bacias hidrográficas e Ensino de Geografia Física.

Izabelly Victoria Alves de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. Mestranda em geografia no Programa de pós graduação em Geografia - PPFGEO/UFPE com o projeto Redução da cobertura vegetal e aumento de riscos ambientais na bacia hidrográfica do rio Jaboatão - PE.

Manuella Vieira Barbosa Neto, Instituto Federal de Pernambuco

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2009), Mestre e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFPE (Conceito CAPES 5). É professora de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Campus Recife), onde atua lecionando Pedologia e Edafologia, Geomorfologia, Cartografia Básica e Geoprocessamento no curso de Licenciatura em Geografia; ensina Geografia nos cursos técnicos integrados ao médio; e atua nos cursos de especialização em Sustentabilidade Urbana e no de Educação ambiental e Cultural. Integra o Grupo de Pesquisas Geoambientais do Nordeste Brasileiro (GGEO) do IFPE. Pesquisa e tem interesse em Geografia Física e Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação do solo, Degradação do solo e Avaliação de terras; Análise sistêmica em bacias hidrográficas; Geoprocessamento aplicado a análise ambiental; e Ensino de Geografia física e Pedologia.

Marcelo Ricardo Bezerra de Miranda, Instituto Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em Estudos Sociais com habilitação em Geografia realizado na UNIVISA e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é ativo permanente do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE Campus Recife. Tem experiência na área de ensino com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes seguimentos: Geomorfologia, Geologia, Geomorfologia Fluvial, Hidrogeografia e Biogeografia. Também possui especialização e aperfeiçoamento na área de Educação Ambiental e na área de Educação Especial de Surdos e Cegos. É pesquisador do Grupo de Pesquisas Geoambientais do Nordeste Brasileiro - GGEO, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Planejamento e Zoneamento Ambiental; Dinâmicas Ambiental em Bacias Hidrográficas; e Ensino de Geografia Física.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-26

Como Citar

SOUZA, Deivid Damião Roque de; OLIVEIRA, Izabelly Victoria Alves de; BARBOSA NETO, Manuella Vieira; MIRANDA, Marcelo Ricardo Bezerra de. ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO DA TERRA E DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE BACIA HIDROGRÁFICA NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA, NORDESTE DO BRASIL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 46, 2023. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/75678. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos