HORTAS ESCOLARES: ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Resumo

O presente artigo apresenta as ações e reflexões desenvolvidas em um Projeto de extensão, cujo objetivo se embasa na construção de hortas escolares/comunitárias, utilizando espaços ociosos para a produção de hortaliças. Com isso, busca-se construir práticas sustentáveis de produção de alimentos que promovam a vida saudável, a valorização da natureza e a inserção de hábitos alimentares saudáveis. As atividades ocorreram no ano de 2019, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Frederico Sanegnago localizada no município de Silveira Martins/RS. A estratégia adotada para a investigação foi o emprego do método indutivo, com abordagem qualitativa. O Projeto Horta na Escola se constitui enquanto instrumento didático – educativo, possibilitando um processo de ensino significativo e uma aprendizagem efetiva a partir da relação entre conteúdos e práticas desenvolvidas. Como resultado, observou-se que atividades práticas realizadas no âmbito do espaço escolar, como o cultivo das verduras e legumes, estimulam o interesse dos alunos, auxiliando no processo ensino-aprendizagem e na constituição de cidadãos conscientes perante as demandas socioambientais do cotidiano local.

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Publicado

2023-08-26

Como Citar

WEBLER CANCELIER, Janete; KAUFMANN, Marielen Priscila; BELING, Helena Maria; FACCO, Janete. HORTAS ESCOLARES: ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 46, 2023. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/75589. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

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Artigos