HORTAS ESCOLARES: ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
O presente artigo apresenta as ações e reflexões desenvolvidas em um Projeto de extensão, cujo objetivo se embasa na construção de hortas escolares/comunitárias, utilizando espaços ociosos para a produção de hortaliças. Com isso, busca-se construir práticas sustentáveis de produção de alimentos que promovam a vida saudável, a valorização da natureza e a inserção de hábitos alimentares saudáveis. As atividades ocorreram no ano de 2019, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Frederico Sanegnago localizada no município de Silveira Martins/RS. A estratégia adotada para a investigação foi o emprego do método indutivo, com abordagem qualitativa. O Projeto Horta na Escola se constitui enquanto instrumento didático – educativo, possibilitando um processo de ensino significativo e uma aprendizagem efetiva a partir da relação entre conteúdos e práticas desenvolvidas. Como resultado, observou-se que atividades práticas realizadas no âmbito do espaço escolar, como o cultivo das verduras e legumes, estimulam o interesse dos alunos, auxiliando no processo ensino-aprendizagem e na constituição de cidadãos conscientes perante as demandas socioambientais do cotidiano local.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.