AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE HIDROSSÍTIOS: CASCATA DO CHUVISQUEIRO, RIOZINHO, RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i44.74063Resumo
Este artigo tem como proposta a avaliar a Cascata do Chuvisqueiro, Município de Riozinho, Rio Grande do Sul, mediante a uma abordagem metodológica que possibilita classificar o corpo hídrico em hidrossítio. Para tal, utilizou-se como instrumento metodológico a Ficha de Levantamento Hidrológico, a fim de categorizar o corpo hídrico e sua adjacência, pautado em quatro critérios estruturantes: ecológico, estético, sociocultural e complementar, bem como os seus respectivos indicadores e classes. Após atribuir valores aos itens supracitados na Ficha de Levantamento Hidrológico, constatou-se que, apesar da exuberância da queda d’água, a Cascata do Chuvisqueiro não alcançou os parâmetros suficientes para atingir o status de hidrossítio, a baixa pontuação no critério sociocultural pesou no resultado. Entretanto, o local possui relevância na perspectiva do geopatrimônio onde o patrimônio hídrico é dominante.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.