UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA: GEODIVERSIDADE, PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO
Resumo
Determinados territórios apresentam uma significativa diversidade natural, os quais se apresentam sob risco por apresentarem diferenciados e consideráveis índices de crescimento populacional e correlatos níveis de expansão urbana. Essa junção fomenta, impreterivelmente, um quadro complexo de problemáticas ambientais, colocando em risco a necessária manutenção ambiental de diversos patrimônios naturais. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é discutir concepções e estratégias centradas na educação ambiental, educação patrimonial e geoeducação para o meio ambiente e sua sustentabilidade, voltadas para a Região Metropolitna do Cariri, Ceará. Metodologicamente, a partir do referencial teórico centrado na educação, patrimônio e geodiversidade, a pesquisa qualitativa desenvolveu-se em etapas de gabinete, laboratório e campo. Os resultados mostram a importância da educação ambiental, da educação patrimonial e da geoeducação como estratégias conservacionistas para a proposição particularizada e viável de caminhos de reversão do quadro de degradação socioambiental estabelecido, fundamental para a sustentabilidade ambiental regional.
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