ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA E DO ESTADO TRÓFICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO PEQUIÁ – MA
Resumo
O monitoramento da qualidade da água torna-se uma ferramenta útil e relevante para o planejamento e tomada de ações que garantam a conservação da água. Indicadores de qualidade da água são comumente utilizados por serem de fácil interpretação, subsidiando a tomada de decisão. Portanto, o presente estudo tem por objetivo analisar parâmetros físico-químicos e biológicos que compõem o Índice de Qualidade da Água (IQA) e o Índice do Estado Trófico (IET) do Córrego Pequiá e de seus afluentes, bem como obter tais índices. Para tal, cinco pontos foram amostrados e nove parâmetros foram analisados. Referente ao IQA, os resultados variaram entre “Regular” e “Ruim”, e quanto ao IET, os resultados variaram entre “Mesotrófico” e “Eutrófico”. Conclui-se que os resultados obtidos sofreram influência do período sazonal analisado, da presença de macrófitas e da carga de nutrientes provenientes do descarte de esgotos que contribuíram para o processo de eutrofização. Portanto, sugere-se que o monitoramento das águas superficiais na área estuda seja continuado.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.