OS OS FAXINAIS DO PARANÁ: SABERES E PRÁTICAS TRADICIONAIS E A SUSTENTABILIDAE AMBIENTAL
Resumo
Os Faxinais do Paraná são comunidades tradicionais presentes no centro-sul do estado e estão associados a Floresta de Araucárias, importante ecossistema do Bioma Mata Atlântica. Essas comunidades tem como característica o uso comum dos recursos naturais, onde a principal atividade desenvolvida é a criação coletiva à solta de animais, sendo que esses são criados em meio a floresta, portanto esse espaço torna-se fundamental para a própria manutenção dos faxinalenses em seus territórios. O manejo sustentável da floresta é realizado com base em seus saberes e práticas tradicionais, e tem viabilizado a preservação ambiental, assim como cultural, social e econômica, nos territórios tradicionalmente ocupados, mesmo com uma intensa pressão exercida pelo agronegócio, o que tem como resultado em uma série de conflitos. Sendo assim, o objetivo do presente artigo é relacionar os saberes e práticas tradicionais com a sustentabilidade ambiental dos territórios faxinalenses do Paraná, através de revisão da literatura e mapeamento participativo realizado no Faxinal Charqueada dos Betim, localizado no município de Imbaú – PR.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.