MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO BANDEIRINHA EM FORMOSA-GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi36.59567Resumo
A Bacia Hidrográfica do Córrego Bandeirinha possui aproximadamente 180 km² e apresenta importância estratégica para o município de Formosa-GO. A pesquisa elaborou o mapa de vulnerabilidade ambiental da referia bacia a partir das geotecnologias, considerando a análise sistêmica e os estudos integrados da paisagem. Para isso, utilizou-se dados do meio físico disponibilizados em formato shapefile pelo Sistema Estadual de Geoinformação de Goiás (SIEG) e dados extraídos de uma imagem SRTM. A bacia apresenta um quadro ambiental diversificado que influenciou em diversos níveis de vulnerabilidade ambiental. Constatou-se que 87,15% da área possui uma vulnerabilidade ambiental bem expressiva, onde 57,61% compreendem a vulnerabilidade média e 29,54% representa um índice de vulnerabilidade alta, sendo que essas áreas sofrem diretamente a ação antrópica, possuem maiores declividades e seus solos são mais rasos e mais susceptíveis aos processos erosivos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.