O USO DO SIG PARA IDENTIFICAÇÃO DE FRAGMENTOS FLORESTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA RIO RIOZINHO – PR
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.59260Resumo
A pesquisa objetivou, a partir de imagens de satélite processadas em Sistema de Informação Geográfica, analisar a distribuição espacial e a métrica dos fragmentos florestais na bacia hidrográfica rio Riozinho, localizada em municípios do interior do estado do Paraná, (Janiópolis, Boa Esperança, Farol e Mamborê). O processo metodológico deu-se com a construção de banco de dados no programa Spring (versão 5.1.8); composição colorida de imagens de satélite aplicada através do programa ENVI (5.1); classificação de valores métricos como área, perímetro e Índice de Circularidade (IC) dos fragmentos realizados no QGIS; realização de trabalho de campo para corroborar os dados laboratoriais. A quantidade de fragmentos registrada foi de 489 na área da bacia, com área total de 41,12 km²; o IC predominante foi de 0,55 a 0,75, indicando formato medianamente alongado. Os fragmentos estão distribuídos de forma dispersa pela bacia com distância significativa entre eles, apresentando alta fragilidade e isso dificulta o desenvolvimento da biodiversidade. Observou-se, também, que os fragmentos com maiores extensões consistem nas áreas de vegetação ripária.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.