CONTRIBUIÇÃO AO BIOMONITORAMENTO DO RIO JACARÉ GUAÇU-SP POR MEIO DE INDICADORES MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.58752Resumo
Os objetivos do presente trabalho foram verificar as respostas das comunidades de macroinvertebrados aquáticos em relação à qualidade físico-química da água no rio Jacaré Guaçu-SP e promover informações que contribuam com a importância da utilização de macroinvertabrados como bioindicadores. Os parâmetros físico-químicos da água foram determinados utilizando-se de sonda analítica multiparâmetros e as amostras de macroinvertebrados foram obtidas a partir do uso do método de arraste no sedimento. Foram realizadas várias determinações de índices e métricas bióticas e de diversidade. Os resultados corroboram o importante papel dos macroinvertebrados aquáticos como bioindicadores da qualidade de corpos d’água e os vários índices bióticos e de diversidade utilizados demonstraram ser ferramentas importantes para a compreensão da estrutura das comunidades de macroinvertebrados e a qualidade da água.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.