PRODUÇÃO DO ESPAÇO PELA EXPLORAÇÃO DO GNAISSE NA COMUNIDADE DA VILA RENASCER EM PETROLINA-PE

Autores

  • Fredson Pereira da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS III Juazeiro http://orcid.org/0000-0003-1363-948X
  • Mauricio de Sousa Rodrigues Universidade de Pernambuco III - Campus Petrolina
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carlos Alberto Batista dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i32.51639

Resumo

A produção do espaço é fruto da relação da sociedade/natureza, esse processo desenvolve no tempo e no espaço uma forma que imprime símbolos, costumes e tradições sociais existentes no processo de (re) produção da vida no espaço geográfico. O objetivo deste estudo é compreender o processo de transformação do espaço pela exploração da mineração do gnaisse na comunidade da Vila Renascer em Petrolina, Pernambuco, Nordeste do Brasil. A pesquisa foi norteada pelo método qualitativo-quantitativo, a metodologia utilizada foi através de levantamento bibliográfico em livros, artigos e dissertações, seguida de pesquisa de campo, entrevistas, documentos e registos fotográficos, o que possibilitou a análise da produção do espaço a partir das atividades econômicas desenvolvidas no processo de formação da Vila Renascer que era essencialmente agrícolas, produzindo feijão, milho, mandioca e carvão vegetal. As primeiras extrações minerais eram processos rústicos, sendo os tipos de rochas selecionadas de forma manual, processo que atendia às necessidades dos moradores locais naquele momento. A transformação espacial da comunidade aconteceu a partir da mineração do gnaisse. Atualmente a mesma passa por dificuldades devido à ausência de um plano diretor para ordenar a mineração, o que implicou na transformação radical do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fredson Pereira da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS III Juazeiro

Mestrando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH), Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Campus Juazeiro. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Graduado em Geografia pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina.

Mauricio de Sousa Rodrigues, Universidade de Pernambuco III - Campus Petrolina

Graduando em Geografia pela UPE - Universidade de Pernambuco III - Campus Petrolina. É membro do Grupo de pesquisas sobre Paisagem e Patrimônio Natural. É Pesquisador voluntário de iniciação científica pela instituição, onde atualmente se dedica ao projeto que visa analisar as políticas públicas para habitação em Petrolina - PE.

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ciências Biológicas (UFPB). Professor da UniversidadeFederal Rural de Pernambuco – UFRPE. Departamento de Biologia - Área de Zoologia. Coordenador do Lab. de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos – LEHP

Carlos Alberto Batista dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE), Professor da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais. Coordenador do Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental DTCS/UNEB

Referências

ANDRADE, U. M. Um rio de históriasa formação da alteridade tumbalalá e a rede de trocas do submédio São Francisco. 2002, 319 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

CARLOS, A. F. A. A cidade, 8ª ed. 1ª reimpressão, São Paulo, Contexto, 2007.

COSTA, E. B.Totalidade Urbana e Totalidade-Mundo: As Cidades Coloniais Barrocas face à Patrimonialização Global. São Paulo, 2011, 427 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

FURTADO, A. et al. Desenvolvimento e Natureza: Estudos para uma sociedade sustentável. INPSO/FUNDAJ, Instituto de Pesquisas Sociais, Fundacao Joaquim Nabuco, Ministerio de Educacao, Governo Federal, Recife, Brasil. Octubre 1994. p. 262. Disponivel em: http://168.96.200.17/ar/libros/brasil/pesqui/cavalcanti.rtf

GONÇALVES, E. L. Opará formação histórica e social do súbmédio do São Francisco, Gráfica Franciscana, Petrolina 1997.

MILAGRES, V. R.; SOUZA L. B. Ensaio sobre a paisagem e o turismo: uma viagem além das disciplinas. Revista Geografia (Londrina),v. 21, n. 1, p. 37-64, 2012.

OLIVEIRA, R. S.; SANTOS, J. L. As políticas de desenvolvimento do Nordeste: os Distritos Irrigados Bebedouro e Senador Nilo Coelho, no município de Petrolina no estado de Pernambuco. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, V Simpósio Nacional de Geografia Agrária. Niterói- RJ.p.1-12, 2009.

ORTEGA, A. C.; SOBEL, T. F. Desenvolvimento territorial e perímetros irrigados: avaliação das políticas governamentais implantadas nos perímetros irrigados Bebedouro e Nilo coelho em Petrolina (PE). Planejamento e políticas públicas, n. 35, p. 87-118, 2010

RIOS, M. I. F.A Dependência como Pressuposto do Contrato de Trabalho: Ontem, Hoje e Provável Amanhã, Uma Leitura Atemporal. 2011. 441p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Direito), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

SILVA, F. P.; MOURA, G. J. B. SANTOS, C. A. B. Representações dos moradores do entorno das áreas de exploração sobre a importância e impactos da mineração. Geosul, Florianópolis (NO PRELO).

SOUZA. R. Á. D. O processo de expansão do capitalismo no campo, o agronegócio e a resistência da unidade de produção familiar: o caso do projeto Senador Nilo Coelho – Petrolina PE. São Cristóvão - Universidade Federal de Sergipe. 2006.

SCHNEIDER, W. C. História das cidades:de Babilônia a Brasília, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1965, 370p.

TRES, D. R.; REIS, A.; SCHLINDWEIN, S. L. A construção de cenários da relação homem-natureza sob uma perspectiva sistêmica para o estudo da paisagem em fazendas produtoras de madeira no planalto norte catarinense. Ambiente & Sociedade. v. 14, n. 1, p. 151-173, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414753X2011000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 09 fevereiro 2018.

UNESCO. 2011. World Heritage Convention. Disponível em:http://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf. Acesso em: 25 janeiro 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

DA SILVA, Fredson Pereira; RODRIGUES, Mauricio de Sousa; BARBOSA DE MOURA, Geraldo Jorge; BATISTA DOS SANTOS, Carlos Alberto. PRODUÇÃO DO ESPAÇO PELA EXPLORAÇÃO DO GNAISSE NA COMUNIDADE DA VILA RENASCER EM PETROLINA-PE. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 32, 2018. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i32.51639. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/51639. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos