ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO PARAIM – PIAUI

Autores

  • Oberis dos Santos Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Corrente, Discente.
  • Reurysson Chagas de Sousa Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Teresina Central, Docente.
  • Italo Rômulo Mendes de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Corrente, Discente.
  • Temístocles Pacheco Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Corrente, Discente.

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i32.49955

Resumo

O estudo buscou analisar as mudanças espaço-temporais da cobertura e uso da terra da bacia hidrográfica do alto Paraim (BHAP) por meio da classificação digital para o período de 1985 a 2015. O método utilizado foi a da classificação supervisionada com uso do software QGIS. Os resultados mostram que em 1985 era possível observar pequenas áreas associadas a atividades antrópicas próximas as margens dos rios, tais como agricultura e pastagem. A partir de 1995 percebe-se redução da vegetação natural em 3,1% e aumento da agricultura e pastagem em 25,48% que se manteve em expansão até 2015, percebendo grande área da bacia ocupada por atividades agrícolas e pecuária, principalmente na região da Chapada das Mangabeiras, onde a maior parte da vegetação natural foi substituída por agricultura. Por meio das formas de uso e ocupação da terra identificadas na BHAP percebeu-se que a agricultura e pastagem configuram como sendo a principal forma de alteração da vegetação natural, mostrando que essas ao longo dos anos tendem a contribuir com o escoamento superficial das águas e redução da capacidade de infiltração do solo, sendo necessário elaboração de medidas mitigadoras para o planejamento correto da bacia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oberis dos Santos Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Corrente, Discente.

Especialista em Estudos Geoambientais e Licenciamento, Graduação em Gestão Ambiental  e em Ciências Biológicas, experiência na área de Geoprocessamento, com ênfase em Análise geoambiental.

Reurysson Chagas de Sousa Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Teresina Central, Docente.

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente Universidade Federal do Ceará (UFC/Prodema), mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e graduado em Geografia. Atua como professor do curso de Tecnologia em Geoprocessamento do Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, cartografia, análise geoambiental e recursos hídricos

Italo Rômulo Mendes de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Corrente, Discente.

Especialista em Estudos Geoambientais e Licenciamento, graduação em Gestão Ambiental, Técnico em Meio Ambiente.  Tutor de sala na Universidade Norte do Paraná - (UNOPAR). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de água, Elaboração de Projetos Agrícolas e Uso de Ferramentas de Geoprocessamento.

Temístocles Pacheco Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Corrente, Discente.

Pós graduando em MBA em Gestão Florestal (UFPR). Especialista em Estudos Geoambientais e Licenciamento (IFPI) e Graduado em Engenharia Florestal (UFPI). atuando na área de Implantação de Povoamentos Florestais e Manejo Florestal, no Oeste da Bahia.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

NASCIMENTO, Oberis dos Santos; MORAIS, Reurysson Chagas de Sousa; SOUZA, Italo Rômulo Mendes de; LIMA, Temístocles Pacheco. ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO PARAIM – PIAUI. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 32, 2018. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i32.49955. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/49955. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos