PRÁTICAS EDUCATIVAS ESTRUTURANTES DO HABITUS DA JUVENTUDE RURAL NO CAMPO DA MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA

Autores

  • Cátia Regina Assis Almeida leal UFG
  • Dinalva Donizete Ribeiro UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i22.32224

Resumo

O projeto “Jovens Rurais” propôs práticas educativas que fossem significativas para jovens assentados. Buscou-se possibilidades educativas para resgatar valores da cultura campesina e contribuir na constituição de novos habitus, capazes de configurar nova cultura naqueles jovens. A execução desse projeto gerou tensões quanto às práticas educativas. Por um lado temos a escola rural, na perspectiva do desenvolvimento agrícola exógeno. Por outro, tivemos o projeto “Jovens Rurais” na perspectiva do desenvolvimento agrícola endógeno. Tal tensão suscitou uma pesquisa para avaliar os impactos do projeto para os jovens envolvidos. A metodologia utilizada foi bibliográfica/ documental. A pesquisa revelou que práticas educativas presentes no campo da modernização agrícola influenciam na constituição do habitus da juventude. Mas, pode haver inversão dessa situação, ligada à constituição de novas práticas educativas dos sujeitos históricos. Estas foram percebidas com o projeto, tendo gerado novos habitus. Como referencial de análise, pautou-se na Teoria da Prática de Pierre Bourdieu.

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Publicado

2014-10-09

Como Citar

LEAL, Cátia Regina Assis Almeida; RIBEIRO, Dinalva Donizete. PRÁTICAS EDUCATIVAS ESTRUTURANTES DO HABITUS DA JUVENTUDE RURAL NO CAMPO DA MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 22, 2014. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i22.32224. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/32224. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos