ENERGIA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS: PERCEPÇÕES E AÇÕES DO COTIDIANO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i21.27913Resumo
O presente trabalho busca avaliar as percepções individuais da população sobre asimportantes relações entre o uso de energia fóssil e suas contribuições para acelerar processosde mudanças climáticas. Desta forma, objetivou-se promover reflexões a fim de tornar oconsumo mais consciente, sem desperdício e preocupado com as questões ambientais globaise locais através do incentivo ao uso de energias alternativas na produção de bens que sãoconsumidos pela população. O processo de investigação foi realizado através da elaboração deum questionário sobre o tema, sendo aplicadas a uma amostra populacional correspondente asáreas dos municípios de Erechim, RS, e do seu entorno. Após a execução das entrevistas,promoveu-se a análise dos dados baseados na geração de gráficos de histogramas. Comoresultado, verifica-se que há variadas percepções sobre o tema, e que muitas vezes não serelaciona as mudanças climáticas globais com as ações do cotidiano, tais como o desperdíciode energia, geração de lixo e com o uso de energias derivadas de combustíveis fósseis para otransporte de pessoas e produtos industrializados. O estudo denota a importância da contínuadiscussão sobre o tema para provocar reflexões sobre as ações cotidianas, principalmente, emrelação ao incremento do consumo de bens industrializados gerados a partir de energiasalternativas e, desta, forma, não contribuidoras a intensificação de mudanças climáticasglobais, as quais também afetam toda a população em nível local.Downloads
Referências
AKATU. Mudanças Climáticas. Como suas escolhas de consumo impactam as mudanças
climáticas. 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias.
Tradução Carlos Alberto Medeiros – Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
FLANNERY, T. Os senhores do clima. Rio de Janeiro: Record, 2007. 388 p.
FORÚM BRASILEIRO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Clima e Energia. UFRJ. 2008.
IPCC. Intergovernamental Panel on Climate Change. Climate Change 2007: The 4th
assessment report to the Intergovernamental Panel on Climate Change. 2007.
LIMA, M. S. O; REBELATTO, D. A. N; SAVI, E. M.S. O papel das fontes renováveis de
energia na mitigação da mudança climática. USP. 2006
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA (MME). Apresentação do Programa de Incentivo às
Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA). Disponível em:
<http://www.mme.gov.br>. Acesso em 30 de agosto de 2012.
NOBRE, C.A; REID, J; VEIGA, A.P.S. Fundamentos Científicos Das Mudanças Climáticas.
– São José dos Campos, SP: Rede Clima/INPE, 2012. 44 p
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.