O CONCEITO DE MEIO TÉCNICO EM MILTON SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i21.27897Resumo
Este artigo tem como objetivo expor sinteticamente o entendimento do conceito de meio vinculado ao fenômeno técnico proposto pelo geógrafo brasileiro Milton Santos. Para isso, primeiro se discute o conteúdo que propôs aos conceitos de meio, técnica, natureza e espaço, procurando entrever suas relações. Depois, se apresenta sua proposta gradual de análise da transformação do meio natural em meio técnico-científico e informacional, pontuando os recortes conceituais utilizados em cada etapa do processo de artificialização do entorno. Para, por fim, demonstrar como os conteúdos técnicos agregados ao meio geográfico podem fazê-lo revelar-se como um atuante ente social; legitimando, dessa maneira, a análise geográfica como uma das principais vias de compreensão das relações sociais contemporâneas.
Downloads
Referências
GERALDINO, Carlos F. G. O conceito de meio na Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
GRIMM, Flávia. Contribuições teóricas do geógrafo Milton Santos para pensar o período tecnológico. Anais do II ENHPG, São Paulo, 2007.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova. São Paulo: Hucitec, 1978.
______. Técnica, espaço, tempo. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1998.
______. Modo de produção técnico-científico e diferenciação espacial. Revista Território. Rio de Janeiro, ano IV, nº 6, 1999.
______. Saúde e ambiente no processo de desenvolvimento. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 2003.
______. A natureza do espaço. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2004.
SARTRE, Jean-Paul. Crítica da razão dialética. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira e apresentação da edição brasileira por Gerd Bornheim. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
VIDAL DE LA BLACHE, Paul. Princípios de geografia humana. Trad. Fernando Martins. Lisboa: Cosmos, 1946.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.