AVALIAÇÃO DE RISCO EM CENTRAL DE TRIAGEM DE PRODUTOS RECICLÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i20.26092Palavras-chave:
Avaliação de risco, Perigo, Central de ReciclagemResumo
O presente trabalho trata da avaliação de risco em uma área de central de reciclagem, onde são vários os fatores aos quais os funcionários que realizam a atividade estão expostos. Tem como objetivo identificar e avaliar os riscos presentes em uma área de central de reciclagem, além de sugerir medidas que podem ser tomadas para minimizá-los. Para classificação dos perigos e riscos foi utilizada uma tabela de probabilidade e severidade. A probabilidade é classificada de 1 a 7, sendo que classificada em 1 ela pode ocorrer mais que dez vezes no ano e em 7 pode ocorrer dentro do próximo mês; já a severidade é classificada em alta, media e baixa, sendo que baixo é menor risco e efeito à saúde e alto são perdas permanentes, tais como amputações, paralisias e mortes. Após essa classificação, os riscos são então considerados como desprezível (não é necessário agir), baixo (deve-se monitorar os controles existentes), médio (deve-se melhorar os controles existentes), alto (deve-se reduzir os riscos) e crítico (adequar a operação). Após concluir esta classificação foram selecionados os riscos considerados altos e críticos para que medidas fossem propostas, apoiadas nas NBR 10; NBR 35; NBR 6. De acordo com os dados avaliados chegou-se a conclusão que á central pode ser classificada como uma área de risco médio se tomados os cuidados (uso de EPI`s e EPC`s, e capacitação dos funcionários) para reduzir as atividades de alto risco.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-30
Como Citar
TORRES, Tattiana Lupion; LINKE, Caroline; DE OLIVEIRA, Josiani Cordova. AVALIAÇÃO DE RISCO EM CENTRAL DE TRIAGEM DE PRODUTOS RECICLÁVEIS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 20, p. 01–15 pág., 2013. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i20.26092. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26092. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.