DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS, CONDIÇÕES DE ABASTECIMENTO E ARMAZENAMENTO DA ÁGUA EM MASSARANDUBA/PB
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i20.26089Palavras-chave:
Fatores de risco ambiental, determinantes sociais, saúde coletiva.Resumo
A nuança primordial no que se refere à qualidade e suficiência dos recursos hídricos para o abastecimento humano é a proteção, manutenção e promoção da saúde em suas variadas dimensões. Neste contexto, considera-se que o município que não dispõe de sistemas de abastecimento de água regular e de qualidade, apresenta uma maior vulnerabilidade a condições de risco a saúde. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a incidência e prevalência de doenças por meio de veiculação hídrica com as condições de abastecimento e armazenamento da água no município de Massaranduba/PB. Para viabilizar a pesquisa, considerando os aspectos teóricos e práticos da realidade, optou-se pelos seguintes procedimentos: a) delimitação da área de estudo; b) trabalho de campo e c) obtenção dos resultados. Constatou-se que as formas específicas de abastecimento (açude; chuva; poço; compra) e armazenamento (caixa de água; cisterna; tonel) no Município remete a uma situação epidemiológica agravante no que tange a proliferação das doenças de veiculação hídrica, principalmente, as diarréicas e a dengue. Neste viés observou-se o reconhecimento desta conjuntura por parte da população local, uma vez que sofrem reflexos na saúde decorrente desta condição socioambiental de vulnerabilidade e risco. Portanto, as doenças de veiculação hídrica apresentaram relações com as condições de abastecimento e armazenamento da água no contexto investigado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-02
Como Citar
SILVA FILHO, Antonio Cardoso; DE MORAIS, Rafael Dantas; DA SILVA, Janaina Barbosa. DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS, CONDIÇÕES DE ABASTECIMENTO E ARMAZENAMENTO DA ÁGUA EM MASSARANDUBA/PB. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 20, p. 01–14 pág., 2013. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i20.26089. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26089. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.