MAPEAMENTO DO USO E COBERTURA DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SÃO JOÃO, PORTO NACIONAL, TOCANTINS

Autores

  • Emerson Figueiredo Leite Universidade Federal do Tocantins
  • Elisângela Martins de Carvalho Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i20.26086

Palavras-chave:

bacia hidrográfica, sensoriamento remoto, uso e cobertura.

Resumo

O objetivo deste artigo foi obter o mapa de uso e cobertura da terra na bacia hidrográfica do Ribeirão São João a partir da técnica de fusão de imagens e classificação hibrida de imagens no software Spring-INPE. O sensoriamento remoto tem possibilitado uma análise global dos padrões de cobertura dos espaços sobre a superfície da Terra. Diversos estudos têm monitorado a dinâmica do uso e cobertura da terra e mensurado os remanescentes florestais. A técnica de fusão foi aplicada às imagens Cbers, sensor CCD e HRC. Utilizaram-se ainda imagens do satélite Ressourcesat para obter informações atuais de uso e cobertura. Foram analisadas e classificadas as classes de corpos d'água, áreas urbanizadas, pastagem plantada e área florestal nos anos de 2009 e 2012. Nos resultados encontrados verificou-se uma evolução da malha urbana, a implantação de pastagens e a criação de reservatórios de água para diversos fins, ocasionando a supressão e a fragmentação da vegetação. A aplicação de imagens de satélites fusionadas na determinação do uso e cobertura da terra oferece exatidão às análises por apresentarem alta resolução espacial. As imagens de menor resolução espacial, no caso dos satélites Landsat e Ressourcesat, foram imprescindíveis na determinação da dinâmica do uso e cobertura da terra na bacia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Figueiredo Leite, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto I da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional-TO. Lic. e Bach. em Geografia (UFMS/CPAQ - 2003), Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC/MS (2006), Mestre em Geografia pela UFMS/CPAQ (2007) e Doutor em Geografia pela UFU/Uberlândia-MG (2011). Possuo experiência em Cartografia, Geotecnologias e suas aplicações educacionais e na análise da paisagem em bacias hidrográficas.

Elisângela Martins de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e doutorado em Geografia pela UNESP de Rio Claro (2012). Atualmente é técnica do Laboratório de Geoporocessamento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrográfica, Riscos Ambientais, Geoprocessamento e Turismo.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

LEITE, Emerson Figueiredo; DE CARVALHO, Elisângela Martins. MAPEAMENTO DO USO E COBERTURA DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SÃO JOÃO, PORTO NACIONAL, TOCANTINS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 20, p. 01–14 pág., 2013. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i20.26086. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26086. Acesso em: 3 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos