UMA CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA ÁREA DE CONFLUÊNCIA ENTRE OS RIOS BOIADEIRO E PARNAÍBA E CIRCUNVIZINHANÇAS NA PARTE CENTRAL DO MUNICÍPIO DE DOM AQUINO – MT
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i19.26059Palavras-chave:
Dom Aquino, Rio Boiadeiro, Planalto dos Alcantilados, Nitossolos, geoambientalResumo
Este artigo está referido a uma caracterização geoambiental da área de confluência entre os rios Boiadeiro e Parnaíba e circunvizinhanças, localizadas na parte central do município de Dom Aquino, no Planalto dos Alcantilados, sudeste do Estado de Mato Grosso. Regionalmente foram desenvolvidos estudos, acerca dos aspectos fisiográficos, que incluem os dados climáticos, geológicos, geomorfológicos, pedológicos, hídricos e da cobertura vegetal, que se constituíram nas bases para a divisão desta área em unidades geoambientais. Todos estes trabalhos tiveram como objetivo principal a realização de um levantamento na escala regional de 1:100.000. Foram utilizadas como base para esses estudos as cartas temáticas do Projeto RADAMBRASIL editadas em 1982 e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais em 2004, ampliados para a escala de interesse, assim como imagens orbitais dos satélites LANDSAT/TM-07 e CBERS 1, 2 e 3, obtidas desde 2001, até março de 2011, para ser realizado um estudo comparativo com as fotografias aéreas pancromáticas que foram editadas pelo Acordo AST-USAF (United States Air Force)/Cruzeiro do Sul em 196Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-01-03
Como Citar
NASCIMENTO, Lucelma Aparecida; ROCHA, Leonardo Cristian; VILHAGRA, Josdyr; ROSA, Deocleciano Bittencourt. UMA CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA ÁREA DE CONFLUÊNCIA ENTRE OS RIOS BOIADEIRO E PARNAÍBA E CIRCUNVIZINHANÇAS NA PARTE CENTRAL DO MUNICÍPIO DE DOM AQUINO – MT. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 19, p. 01–21 pág., 2013. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i19.26059. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26059. Acesso em: 3 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.