CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO GEOSSISTÊMICO AOS ESTUDOS INTEGRADOS DA PAISAGEM

Autores

  • Anizia Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Rosemeri Melo e Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i19.26057

Palavras-chave:

paisagem, geossistema, geografia física

Resumo

O presente artigo objetiva exprimir, com base na discussão sobre a paisagem e na reflexão sobre questões teórico-metodológicas de análise, a relevância para a Geografia Física da perspectiva geossistêmica na condução de estudos integrados. Mediante uma breve trajetória sobre o desenvolvimento do conceito de paisagem, partindo de Humboldt até os dias atuais, e tendo como base a contribuição de diversas escolas, foi possível discutir a importância da compreensão dos fenômenos geográficos a partir da uma abordagem integradora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anizia Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutoranda e Mestre em Geografia pelo NPGEO/UFS. Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial/GEOPLAN/UFS/CNPq

Rosemeri Melo e Souza, Universidade Federal de Sergipe

Profª Pós Doutora Associada dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe DGE/NPGEO/UFS e do Curso de Mestrado e Doutorado do PRODEMA, Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial/GEOPLAN/UFS/CNPq e Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2013-01-03

Como Citar

OLIVEIRA, Anizia; MELO E SOUZA, Rosemeri. CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO GEOSSISTÊMICO AOS ESTUDOS INTEGRADOS DA PAISAGEM. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 19, p. 01–19 pág., 2013. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i19.26057. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26057. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos