UMA ANALISE DA MAIOR EPIDEMIA DE DENGUE CLÁSSICA ACONTECIDA NA CIDADE DE CUIABÁ-MT

Autores

  • Romário Rosa de Sousa UFMT
  • José Abel Nascimento Instituto Focus de Educação-IFE Cursos
  • Moema Couto Silva Blatt Instituto Focus de Educação-IFE Cursos

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i19.26055

Palavras-chave:

dengue, Cuiabá, precipitação, casos.

Resumo

O primeiro caso de dengue clássica em Cuiabá-MT foi registrado no ano de 1991, mas a maior epidemia aconteceu no ano de 2009, quando foram registrados aproximadamente 11.207(onze mil duzentos e sete) casos notificados. Desse total, 90% foram de dengue clássica, 7% referiram-se aos casos graves e 3% referiram-se aos casos de óbito. Considerando esses dados, este trabalho teve como objetivo principal analisar a maior epidemia de dengue clássica acontecida na cidade de Cuiabá-MT, no ano de 2009. Os procedimentos metodológicos adotados se pautaram em 4 (quatro) etapas distintas, sendo a primeira etapa destinada à obtenção dos dados meteorológicos junto ao 9ºDISME/INMET; a segunda etapa destinada à coleta de dados cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS/Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)  de Cuiabá – MT; a terceira etapa dedicada à obtenção dos dados via sistema SINAN/DATASUS; e a quarta etapa correspondeu às análises e discussões sobre o tema. Constatou-se, na análise empreendida, que nos meses de abril, com 4.534, e maio, com 3.121 casos, foram registrados os maiores números de notificações relacionados à dengue clássica na cidade de Cuiabá-MT, coincidindo este período com o início do outono, imediatamente posterior ao período chuvoso, verão. Os dados diminuíram bruscamente nos meses de junho a outubro, voltando a aumentar as confirmações de dengue nos meses de novembro e dezembro. Dessa forma, visualizou-se que os casos de dengue clássica variam de acordo com as condições atmosféricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romário Rosa de Sousa, UFMT

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Geografia com enfâse em Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2013-01-03

Como Citar

SOUSA, Romário Rosa de; NASCIMENTO, José Abel; SILVA BLATT, Moema Couto. UMA ANALISE DA MAIOR EPIDEMIA DE DENGUE CLÁSSICA ACONTECIDA NA CIDADE DE CUIABÁ-MT. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 19, p. 01–17 pág., 2013. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i19.26055. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26055. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos