FAUNA DO SOLO EM ÁREA DEGRADADA REVEGETADA COM ENTEROLOBIUM CONTORTISILIQUUM NO SUL DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i19.26054Palavras-chave:
restauração florestal, mesofauna solo, leguminosas.Resumo
Este trabalho objetivou avaliar o efeito de plantio de Enterolobium contortisiliquum em uma área degradada pela retirada de piçarra comparada a uma floresta secundária sazonalmente na fauna do solo. A fauna do solo foi coletada através de armadilhas do tipo pitt fall durante 7 dias e distribuídas aleatoriamente. A revegetação com Enterolobium contortisiliquum não foi capaz de manter condições de umidade e alimento no período seco comparado a floresta secundária reduzindo os índices diversidade, uniformidade, riqueza e atividade da fauna do solo. Formicidae foi o grupo taxonômico mais numeroso nas áreas estudadas e o grupo funcional Predadores (Aranae) apresentou um grande percentual na área revegetada com Enterolobium contortisiliquum em comparação a floresta secundária que indica que a revegetação de uma área degradada com uma leguminosa fixadora de nitrogênio estabeleceu uma cadeia trófica da fauna do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.