APLICAÇÃO DO SIG NA ANÁLISE DO PADRÃO ESPACIAL DO MODELO SCS EM DIFERENTES ESCALAS

Autores

  • Everton Alves Rodrigues Pinheiro Universidade Federal do Ceará
  • José Ribeiro de Araújo Neto Universidade Federal do Ceará
  • José Wellington Batista Lopes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i19.26052

Palavras-chave:

Escoamento superficial. Modelagem hidrológica. Vazão de pico

Resumo

Os modelos hidrológicos têm a finalidade de estimar o escoamento superficial em regiões não monitoradas e estimar os padrões espaciais nas áreas monitoradas. Os processos que regem o escoamento superficial em bacias hidrográficas são bastante dependentes do fator escala, de modo que, quanto maior a escala maior os limites a serem ultrapassados para a ocorrência do mesmo. Se objetivou com esse trabalho aplicar e avaliar o padrão espacial das etapas do modelo SCS (Soil Conservation Service - Serviço de Conservação do Solo dos Estados Unidos da América) para duas bacias hidrográficas semiáridas de diferentes escalas e com diferentes níveis de conservação. Todas as etapas do modelo foram processadas no ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas) numa resolução de pixel de 30m x 30m. Os principais resultados encontrados foram: (i) o tipo de uso do solo teve forte influência no padrão espacial dos picos de descarga, onde as áreas vegetadas se localizaram nas maiores faixas de armazenamento de água no solo; (ii) a importância da vegetação nas respostas do modelo se deu principalmente devido o CN ser é o principal parâmetro de entrada do modelo, que depende grandemente das condições de uso do solo, daí a importância dos estudos locais de parametrização do CN e (iii); declividade teve pouca influência nos resultados gerados pelo modelo; (iv) quanto maior o valor de CN menor tende a ser o tempo de concentração do pixel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Alves Rodrigues Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará em 2010.2. Mestrando em Engenharia Agrícola, na linha de pesquisa hidrologia e sedimentologia, UFC.

José Ribeiro de Araújo Neto, Universidade Federal do Ceará

Técnologo em irrigação e drenagem, formado pelo IFCE. Mestrando em Engenharia Agrícola, na linha de pesquisa  conservação da água e solo do semiárido, UFC.

José Wellington Batista Lopes, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará em 2011.1. Mestrando em Engenharia Agrícola, na linha de pesquisa hidrologia e sedimentologia, UFC.

Downloads

Publicado

2013-01-03

Como Citar

RODRIGUES PINHEIRO, Everton Alves; ARAÚJO NETO, José Ribeiro de; BATISTA LOPES, José Wellington. APLICAÇÃO DO SIG NA ANÁLISE DO PADRÃO ESPACIAL DO MODELO SCS EM DIFERENTES ESCALAS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 19, p. 01–17 pág., 2013. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i19.26052. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26052. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos