REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO: ANÁLISE CRÍTICA DAS METODOLOGIAS APLICADAS NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PNRD) DO GOVERNO LULA DA SILVA NO BRASIL

Autores

  • Fabiano Oliveira Bringel UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i19.26051

Palavras-chave:

Região, Regionalização, Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR, Governos Lula da Silva.

Resumo

A região como conceito-chave na geografia vem sendo estudada ao longo de sua trajetória como ciência. Suas concepções e métodos subjacentes sempre se apresentaram diversos e controversos. Geralmente, na literatura geográfica, observamos um levantamento das concepções de região nas diversas escolas geográficas e seus diferentes métodos de regionalização balizados pelo contexto histórico que estão inseridas. Neste artigo, foram realizadas, abordagens pontuais sobre a definição de região e regionalização, a partir de uma introdução sobre região e positivismo, centrando a análise na abordagem sistêmica na Nova Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-03

Como Citar

BRINGEL, Fabiano Oliveira. REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO: ANÁLISE CRÍTICA DAS METODOLOGIAS APLICADAS NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PNRD) DO GOVERNO LULA DA SILVA NO BRASIL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 19, p. 01–17 pág., 2013. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i19.26051. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26051. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos