INTERCEPTAÇÃO E PRECIPITAÇÃO INTERNA: COMPARAÇÃO ENTRE FLORESTA OMBRÓFILA MISTA E Pinus elliotttii var. elliotti?
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i19.26049Palavras-chave:
Floresta subtropical, reflorestamento de Pinus, precipitação, precipitação interna, interceptaçãoResumo
A finalidade deste trabalho foi avaliar a interceptação e precipitação interna em área de Floresta Ombrófila Mista e plantio de Pinus elliottii var. elliottii. O estudo foi realizado no município de Irati, Estado do Paraná, Brasil. Para a mensuração foi levada em consideração apenas a precipitação total e a precipitação interna. A média de interceptação na Floresta ficou em torno de 14,5%. A interceptação média de chuva no plantio de Pinus elliottii var. elliottii foi de 26,6%. A interceptação de chuva na área com pinus foi 83% maior que a interceptação na Floresta. Ambas as áreas tiveram aumento da precipitação interna e diminuição da interceptação com o aumento do volume de chuva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.