INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS AMBIENTIAS E DINÂMICA DE ESPÉCIES LENHOSAS REGENERANTES NAS MATAS CILIARES DA BACIA DO RIO CLARO, JATAÍ, GO?

Autores

  • Thiago Ferreira da Silva UFG

Resumo

(Efeitos do solo na estrutura da comunidade e distribuição de espécies regenerantes nas matas ciliares da Bacia do Rio Claro, Jataí, GO). O estudo foi realizado em dois remanescentes de mata ciliar na Bacia do Rio Claro, sudoeste goiano, e teve o objetivo de verificar as variações da estrutura e distribuição de espécies regenerantes e possíveis correlações entre as variáveis edáficas entre dois tratamentos estabelecidos: margem de rio e interior de floresta. Todos os indivíduos regenerantes com DAP (diâmetro à altura do peito) < 5 cm e altura superior a 1m foram amostrados em 40 parcelas de 5×5 m2 (um total de 0,01 ha). Foram feitas análises das propriedades químicas e texturais dos solos para cada parcela (0-20 cm de profundidade). Comparações entre os dois tratamentos mostraram diferenças para índice de diversidade, densidade de indivíduos regenerantes e distribuição por classes de diâmetro. Uma análise de correspondência canônica (CCA) indicou que a abundância das espécies variou em função do gradiente de propriedades químicas e texturais dos solos da margem do rio e do interior de floresta. Algumas espécies tiveram abundância associada a um determinado tratamento e outras produziram correlações significativas com proporções de Al, P, MO, saturação por bases, areia e argila, sugerindo que propriedades químicas e texturais dos solos influenciam a distribuição dessas espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-25

Como Citar

SILVA, Thiago Ferreira da. INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS AMBIENTIAS E DINÂMICA DE ESPÉCIES LENHOSAS REGENERANTES NAS MATAS CILIARES DA BACIA DO RIO CLARO, JATAÍ, GO?. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 18, p. 01–80 pág., 2012. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26047. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Teses e Dissertações