O AVANÇO DO SETOR SUCROENERGÉTICO NO CERRADO: os impactos da expansão canavieira na dinâmica socioespacial de Jataí (GO)

Autores

  • Willian Ferreira da Silva UFG

Resumo

O cultivo e a industrialização da cana-de-açúcar podem ser consideradas as mais antigas atividade econômica, desse gênero, no Brasil. Uma das características que marca esse processo, da chegada das primeiras mudas, trazidas por Martins Afonso em 1532, aos dias atuais, é que essa atividade atua efetivamente na nossa produção e organização espacial, seja na inserção do país na economia internacional, seja na sua organização interna. Do alvorecer da produção do açúcar na Zona da Mata Nordestina, no período colonial, à produção de etanol nas terras paulistas, nucleado pelo PROÁLCOOL, a partir de meados da década de 1970, ao período atual, em que incorporou a produção de energia elétrica às suas atividades, esse setor, apesar das muitas mudanças (técnicas e econômicas), mantém-se imbricado nas políticas públicas do Estado brasileiro. O objetivo central desse trabalho é  compreender,  de  forma analítica, a organização, as mudanças e a recente expansão do setor para as áreas do Cerrado, especialmente  para  o estado  de  Goiás,  tendo  como  exemplo, o  município  de  Jataí.  A perspectiva teórico-metodológica utilizada vai ao sentido de compreender, em um movimento mais amplo, o setor em si e as mudanças ocorridas ao longo da sua história, em seguida procura estabelecer os nexos da sua recente expansão para ás áreas do Cerrado e, dentro dessa expansão, o processo de territorialização em Jataí (GO). No município de Jataí, analisou-se as estratégias de territorialização do setor sucroenergético, bem como, as resistências de setores produtivos à expansão dessa atividade.  Ainda dentro dessas as ações, procurou-se definir o papel do poder público municipal frente à possibilidade da ocupação de áreas pelo cultivo da cana-de-açúcar, podendo deslocar outras atividades já instaladas no município. Dentro do processo de fixação do setor no município, a geração de novos empregos e renda é apresentada, pelo setor, como um ganho para sociedade local. Assim, procurou-se analisar essa capacidade do setor, levando em conta o perfil do trabalhador requerido para as atividades canavieiras. Por fim, mesmo considerando que esse processo ainda não está consolidado no município, buscou-se demonstrar algumas consequências socioespaciais do movimento de territorialização do setor sucroenergético no município de Jataí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-25

Como Citar

SILVA, Willian Ferreira da. O AVANÇO DO SETOR SUCROENERGÉTICO NO CERRADO: os impactos da expansão canavieira na dinâmica socioespacial de Jataí (GO). Geoambiente On-line, Goiânia, n. 18, p. 01–230 pág., 2012. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26040. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Teses e Dissertações