EXPANSÃO URBANA E PROTEÇÃO AMBIENTAL: RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL MUNICIPAL (RPPN) - MANAUS (AM)?
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i18.26039Resumo
O presente trabalho tem como objetivo central realizar breve sistematização do processo de criação e implementação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural no município de Manaus (AM). Para isto, realizou-se um histórico da evolução urbana visando compreender a gênese dos problemas ambientais; sistematizou-se os marcos regulatórios referentes a proteção ambiental em nível municipal na perspectiva de compreender via legislação como se alicerça a segurança jurídica ambiental no que tange as RPPNs; e, por fim, destacaram-se os critérios (ecológicos, econômicos e políticos institucionais) de implantação e as características de cada RPPN municipal. Os resultados permitem afirmar que existem 6 RPPNs municipais criadas, na qual somente uma, a da Moto Honda apresenta plano de manejo. As impressões sinalizam que as RPPNs constituem em espaços favoráveis a proteção da diversidade biológica permitindo a conectividade de áreas protegidas, auxiliam a proteção da fauna local (como no caso do Sauim de Manaus) e principalmente constituem-se em respostas diretas a isenção fiscal municipais (IPTU VERDE).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.