TRANSPORTE URBANO EM DRESDEN (ALEMANHA) E UBERLÂNDIA (BRASIL) – UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

Autores

  • Sílvio Barbosa da Silva Júnior Universidade Federal de Uberlândia (doutorando em geografia); Agência Nacional de Transportes Terrestres (Especialista em Regulação).
  • Cintia Neves Godoi Universidade Federal de Goiás
  • William Rodrigues Ferreira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i18.26031

Palavras-chave:

Transporte público, Espaço Urbano, Sustentabilidade, Dresden (Alemanha), Uberlândia.

Resumo

Analisar o transporte público e o espaço urbano no Brasil, especialmente em Uberlândia, e compará-lo com o caso de Dresden na Alemanha se constitui o objetivo deste artigo. Para dar conta dessas relações vamos buscar dados e paisagens de ambas as áreas urbanas, particularmente de suas áreas centrais, para compreender as características de seus sistemas públicos de transporte, analisando as realidades urbanas, para identificar qual é o papel do transporte público nos diferentes casos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvio Barbosa da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (doutorando em geografia); Agência Nacional de Transportes Terrestres (Especialista em Regulação).

Bacharel em Geografia (UFU, 2003); Especialista em Regulação (UFRJ, 2006); Mestre em Engenharia Urbana (UFSCar, 2006); Doutorando em Geografia (UFU); Tecnologista Júnior em Geografia (IBGE, 2005-6); Especialista em Regulaçao (ANTT, 2006-atual).

Cintia Neves Godoi, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Geografia (UFU, 2003); ; Mestre em Geografia (UFSC, 2006); Doutoranda em Geografia (UFG);

William Rodrigues Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Dr. da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2012-08-23

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Sílvio Barbosa da; GODOI, Cintia Neves; FERREIRA, William Rodrigues. TRANSPORTE URBANO EM DRESDEN (ALEMANHA) E UBERLÂNDIA (BRASIL) – UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 18, p. 01–23 pág., 2012. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i18.26031. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26031. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos