PERFIL SÓCIOECONÔMICO DOS PRODUTORES DE ABACAXI DO MUNICÍPIO DE LAGOA DE DENTRO, PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i17.26030Palavras-chave:
Ananas comosus, agreste, sistema de produçãoResumo
Com o objetivo de avaliar o perfil socioeconômico dos produtores de abacaxi do município de Lagoa de Dentro, Paraíba, realizou-se uma pesquisa, entre os meses de junho e outubro de 2007. Foram aplicados 30 questionários junto a produtores de forma direta, individual, ou coletiva, realizada nas propriedades, residências e associação de produtores de abacaxi. Os 30 questionários estruturados foram distribuídos em comunidades produtoras do fruto, de forma aleatória abrangendo do pequeno ao grande produtor. O estudo exploratório constitui-se de um questionário com 20 perguntas abertas e objetivas sobre o imóvel, as formas de produção, comercialização e condições socioeconômicas com que se desenvolve a produção. Os resultados comprovaram que mais de 70% são proprietários da terra, e o mesmo quantitativo participam de sindicato rural; a maioria dos produtores recebem assistência técnica pública. As principais práticas de manejo da cultura do abacaxi são realizados de forma correta pelo produtores de Lagoa de Dentro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.