O DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES NAS AULAS DE GEOGRAFIA SOBRE OS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DECORRENTES DE EVENTOS CLIMÁTICOS REGIONAIS EXTREMOS

Autores

  • da Kellem da Rosa Programa de pós graduação em Geociências da UFRGS.
  • Flávio Lopes Holgado Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i17.26025

Palavras-chave:

Percepção, Ensino de geografia, Eventos climáticos extremos

Resumo

Este estudo propõe atividades pedagógicas nas aulas de geografia com alunos de 8ª série do ensino fundamental para desenvolver a percepção sobre os eventos climáticos extremos e os desastres ambientais associados. Resultados demonstraram a necessidade de trabalhar com o tema em sala de aula para desenvolver percepções da participação humana nesses eventos e quais são as atitudes cotidianas que podem contribuir para diminuir os problemas ambientais decorrentes. O presente trabalho possibilitou a proposição de práticas pedagógicas sobre tema e a discussão sobre dificuldades inerentes ao seu desenvolvimento. Diante da complexidade do tema, a escola mostrou-se ser o local de ensino para as mudanças de percepções necessárias em relação às ações do cotidiano.

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Biografia do Autor

da Kellem da Rosa, Programa de pós graduação em Geociências da UFRGS.

Mestre em Geociências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutoranda no programa de pós graduação em Geociências da UFRGS.

Flávio Lopes Holgado, Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRGS)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRGS). Professor de Geografia do Ensino Fudamental no Município de São Leopoldo (RS).

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Publicado

2012-02-25

Como Citar

ROSA, Da Kellem da; HOLGADO, Flávio Lopes. O DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES NAS AULAS DE GEOGRAFIA SOBRE OS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DECORRENTES DE EVENTOS CLIMÁTICOS REGIONAIS EXTREMOS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 17, p. 01–16 pág., 2012. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i17.26025. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/geoambiente/article/view/26025. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos